Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Infidelidade conjugal é o assunto em discussão no Fórum da semana

    Algumas sociedades abordam a infidelidade conjugal com mais rigor do que outras. Mas, o que diz a legislação? Esse é o tema do Fórum desta semana, que conta com a presença do mestre em Sociologia Luiz Patury Accioly Neto e a mestre em Direito Renata Vilas-Bôas.

    Desde o ano de 2005, uma alteração no Código Penal Brasileiro extinguiu o adultério como crime. Antes dessa data, a pena para quem praticava esse tipo de infração era de 15 dias a seis meses de prisão. “Hoje, em casos de adultério, ainda é comum a procura pelo Judiciário. Mas a justificativa, na maioria dos casos, é voltada à reparação moral”, diz Renata Vilas-Bôas. De acordo com ela, a infidelidade envolve outros temas sensíveis do direito, como o reconhecimento do filho fora do casamento e o pedido por partilha de bens solicitada pela família paralela.

    De acordo com Luiz Patury, a sociedade passou por transformações que afetaram o comportamento das pessoas e isso sensibilizou o Judiciário. “É importante distinguir o que é público e o que é privado. E a vida de cada um é individual”, afirma. O sociólogo ressalta que cabe ao Estado intervenção mínima na vida privada, necessária apenas quando afeta o patrimônio e a segurança familiar.

    Quer saber mais? Então não perca o Fórum!

    Exibições:

    Inédito: 25/07, às 12h30.

    Reapresentações: 26/07, às 18h; 27/07, às 11h30; 28/07, às 9h30; 29/07, às 11h; e 30/07, às 12h.

    • Publicações500
    • Seguidores0
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações115
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/infidelidade-conjugal-e-o-assunto-em-discussao-no-forum-da-semana/226009965

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)